Variedades

Os cuidados que os gatos precisam

Aprenda a lidar com esse animal independente e vaidoso

Os gatos dormem a maior parte do tempo e vivem ronronando pelos cantos. Mas isso não quer dizer que não estejam nem aí para você. Ao contrário: eles adoram receber atenção. Não à toa, ganham cada vez mais fãs.

“É claro que o gato se comporta de um jeito completamente diferente de um cachorro, que não perde uma boa farra”, admite a veterinária Mirela Tinucci Costa. “Mas, a seu modo, ele também é muito apegado ao dono. Algumas raças manifestam esse afeto fazendo manha, como o persa. Outras são cheias de energia, como o siamês.”

Não importa a raça, porém, todo gato adora a oportunidade de tirar uma bela soneca. Na verdade dorme até 18 das 24 horas do dia. “A vantagem é que, por instinto, aproveita para fazer isso quando a casa está vazia. Ou seja, dorme enquanto o dono está fora”, diz Mirela. Assim, o bichano não reclama de solidão. E o dono quase sempre o encontra cheio de disposição para afagos e colo.

“Diferente dos cães, você não tem domínio sobre a rotina do gato”, diz Nilton Abreu Zanco, especialista em bem-estar animal. “Mas, esperto, ele se adapta aos horários da casa.” O felino também dispensa passeios diários. Ele precisa é de outros cuidados, como verá a seguir.

Higiene

Você não precisa ensinar um gatinho onde fazer cocô nem xixi. Por instinto, ele irá direto para a caixa de areia e, depois, enterrará a sujeira. Nem por isso sua casa ficará livre de odores desagradáveis, isto é, se você não mantiver a caixa limpa.

Alimentação

A ração deve ser específica para gatos e ficar sempre à disposição dele. E saiba: aquele pratinho de leite das histórias infantis pode ser dispensado. Até porque alguns gatos não digerem bem esse alimento e ficam, isso sim, com uma baita diarreia. Água, por sua vez, deve ser oferecida em abundância e em recipientes largos. Gatos odeiam encostar o bigode nas laterais da vasilha!

Vacinas

Como todo animal de estimação, o gato não deve perder as consultas periódicas ao veterinário, muito menos ficar com a vacinação em atraso.

Aos donos de primeira viagem

Aqui está uma série de dicas para quem nunca teve um gato e quer manter seu novo companheiro saudável:

Gatos lixam as unhas, especialmente se não estiverem bem aparadas. E para isso arranham pés de sofá, de mesa. Você evitará estragos na mobília se deixar por perto um pedaço de tronco ou arranhadores especiais, vendidos em pet shops.

Evite grandes mudanças, de decoração ou de endereço. O gato é territorialista por natureza e reage mal quando seu ambiente é totalmente modificado.

Ele se esconde nos locais mais inusitados. Assim, não leve um susto se um dia encontrá-lo em gavetas, sob a sua cama ou em cima do guarda-roupa – até porque ele gosta de vigiar o dono de locais altos.

Você pode impedir as escapadas noturnas instalando telas nas janelas ou castrando o bichano – aí, ele não irá buscar parceiros nas ruas.

Nunca faça comparações com o cachorro. Cada um com seu temperamento.