Cotidiano

Onça é capturada no Lago Municipal de Cascavel

A temida onça que fez com que o Lago Municipal de Cascavel fosse fechado foi capturada na madrugada desta terça-feira (17). A onça parda de grande porte foi encontrada na mata. 

De acordo com informações repassadas pela assessoria da Prefeitura, o felino é do sexo masculino com aproximadamente 3 anos de idade e está com 41kg. O animal mede 1,62 metros do focinho à calda.  

A instalação de sete armadilhas vindas de Foz do Iguaçu, permitiu que na madrugada desta terça-feira, a onça parta fossse capturada na região do Parque Ecológico Paulo Gorski (Lago Municipal).  Dentro das gaiolas foram colocadas iscas vivas – frangos caipiras e cabritos de pequeno porte -, com o intuito de atrair os felinos.

Veja os vídeos: 

Clique aqui e veja as primeiras imagens do animal após ser capturada.

Armadilha captura onça parda no Lago Municipal de Cascavel

Após captura, onças vão para Três Barras

No sábado (14), o secretário de Meio Ambiente, Romulo Quintino, afirmou que há pelo menos duas onças-pardas passeando pela região. O que comprova a tese é de que os animais foram vistos praticamente ao mesmo tempo em um raio de três quilômetros.

De acordo com o chefe regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Carlos Marcon, assim que capturadas e avaliadas por médicos veterinários, o destino das onças é o Parque Rio Guarani, em Três Barras do Paraná. A área de preservação pertence ao Governo do Estado e é administrada pelo Instituto.

Zoo fechado

Após reavaliação dos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do IAP e do Instituto das Onças, o Zoológico Municipal de Cascavel estará fechado à visitação pública a partir hoje. Conforme Quintino, a decisão mais uma vez leva em conta a responsabilidade do governo municipal em agir preventivamente.

O acesso à pista de caminhada do Lago Municipal e seu estacionamento permanecem fechados até que a situação seja resolvida. A decisão foi tomada ainda na semana passada. Apesar dos avisos, alguns populares se arriscam na tentativa de ver os animais e insistem em visitar o espaço.