Cotidiano

Oeste tem o dia mais frio do ano com -3,2ºC 

Palotina – Por volta das 13h30 de ontem, segundo o Cptec, (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) a temperatura registrada em Cascavel era de 4ºC, mas com ventos de 37 km/h e umidade relativa do ar em 60%, deixando a sensação térmica em -9ºC (veja na figura). Na madrugada, a mínima registrada em Cascavel foi de -2,1ºC e a sensação térmica chegou a -8ºC.

Ao amanhecer, a reportagem de O Paraná flagrou um morador de rua dormindo debaixo de um viaduto. Aderbal Roberto Marcos veio do Ceará e disse que não encontrou abrigo, mas que não sofreu muito com o frio intenso da noite mais gelada do ano.

Pela manhã, uma camada espessa de gelo indicava geada moderada em Cascavel e em todos os municípios do oeste.

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, disse que, como a massa de ar é muito intensa e se deslocou continentalmente de sul para norte, da Argentina para a região Centro-Oeste do Brasil, a queda das temperaturas foi abrupta não só nas regiões serranas dos três estados do Sul do País, mas também em regiões consideradas quentes, como o oeste e o noroeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul. “A maioria dos municípios registrou temperaturas negativas, com destaque para os municípios de Pinhão, -3,9°C, São Mateus do Sul, -3°C, Palotina, -3,2°C, e Inácio Martins, -4°C”.

Na noite de segunda-feira chegou a nevar por alguns momentos em Palmas, no sul do Estado, e ontem cedo houve registro de chuva congelada (minúsculos grãos de gelo que pipocam ao atingir uma superfície e provocam barulho no impacto) em Curitiba.

Previsão

Hoje o frio intenso persiste, mas começa a perder força. Mesmo assim, há alerta de geada em toda a região até quinta-feira, podendo ocorrer entre fraca e moderada.

Hoje em Cascavel e Toledo as temperaturas devem oscilar de 1ºC e 19ºC. Em Palotina e Marechal Cândido Rondon, de 3ºC a 20ºC, e, em Foz do Iguaçu, de 2ºC a 19ºC.

O campo segue em alerta. As perdas nas lavouras de trigo já são dadas como certas e na próxima semana os produtores deverão contabilizar os prejuízos. Não há previsão de chuva para os próximos dias.