Cotidiano

Novas unidades de saúde

Com uma expectativa de crescimento populacional de 1% ao ano, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cascavel deve ganhar nos próximos quatro anos significativo aporte na área de saúde.

Uma das promessas aguardadas é a construção do Hospital Municipal de Cascavel. Só que, por enquanto, não há data para sair do papel.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estudos estão sendo realizados para a construção. Enquanto o hospital não sai, o reforço vem na construção de dez USF (Unidades Saúde da Família) e 11 UBS (Unidades Básicas de Saúde), além da Cafi (Central de Abastecimento Farmacêutico de Insumos) e do CAE (Centro de Atendimento Ambulatorial de Especialidades).

As unidades devem ser construídas nas regiões do Cancelli, Vila Tolentino, Claudete, Los Angeles, Guarujá, Cidade Verde, Morumbi, Floresta, FAG (com três equipes de atendimento), Cataratas (com duas equipes de atendimento), Tarumã, Santa Bárbara, Palmeiras, Ipanema, Navegantes, Gralha Azul, Faculdades (fundos), na área central, que está há anos desassistida, e no Distrito de Rio do Salto.

Outra mudança é a transferência das Farmácias Básicas para as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Veneza, Brasília e Tancredo Neves.

Reformas

Além das construções, estão programadas a reforma e ampliação das USFs (Unidades Saúde da Família) dos Jardins Colméia e São Francisco e do Distrito de Juvinópolis e das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos Bairros 14 de Novembro, Santa Cruz, Aclimação, Pacaembu e Santa Felicidade e do Distrito de São Salvador. Também devem ser ampliadas e renovadas a UPA Brasília, o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e o Caps-I (Centro de Atenção Psicossocial Infantil).