Esportes

Notícia para comemorar: Seleção brasileira feminina de canoagem deve abraçar Cascavel em 2019

Em 2019, o Lago Municipal de Cascavel, será o local de treinamento de oito atletas da seleção brasileira feminina de canoagem. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pela coordenadora do CRC (Clube de Regatas Cascavel), Sueli Vergutz, durante solenidade de assinatura de convênio entre a Itaipu Binacional e o CRC, através da articulação da Fundação Municipal de Esportes e Cultura e parcerias.

Esta ação integra o 'cardápio' elaborado pela administração municipal em comemoração aos 67 anos de Cascavel. A solenidade realizada no terceiro andar da Prefeitura de Cascavel reuniu o prefeito Leonaldo Paranhos, a gestora da Itaipu, Rosana Paitch, o gerente da Itaipu Binacional, Robson Matte, o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Cultura, Leo Mion, e Marcelo José Vergutz, presidente do Clube de Regatas Cascavel, atletas, vereadores e secretários.

A parceria vai viabilizar a ampliação do projeto social do CRC com a viabilização da lista de espera de crianças e adolescentes que diariamente buscam ingressar na canoagem. A intenção é tornar o Lago Municipal de Cascavel totalmente estruturado para a prática da modalidade para treinamentos de alto rendimento, podendo sediar grandes competições nacionais e internacionais. "Por enquanto vamos receber as atletas da equipe feminina da seleção brasileira para treinos, mas nada nos impede de sediarmos uma grande competição deste esporte que tem crescido muito e que tanto bem faz às nossas crianças e adolescentes", disse o prefeito Paranhos. Paranhos lembrou que, segundo a Revista Exame , "Cascavel a 23ª melhor cidade do país para se investir e, se pensarmos pequeno, prejudicamos o desenvolvimento de uma Capital da Produção; temos que ser referência também no esporte. Vamos buscar grandes eventos para Cascavel e investir para atrairmos grandes competições".

A parceria com Itaipu vai ampliar o rendimento já expressivo dos atletas do CRC, dando condições melhores para os treinamentos e a participação em eventos de alto nível além de servir para a preparação das categorias de base. O presidente da Fundação, Leo Mion, disse que Cascavel conta atualmente com35 atletas na Canoagem, sendo três deles integrantes da seleção brasileira. Ele acredita que a partir da assinatura deste convênio, a instalação do peer flutuante e as raias, Cascavel poderá se transformar na capital nacional da Canoagem. Ainda durante seu pronunciamento, o prefeito Paranhos disse que a parceria firmada com Itaipu vai atrair mais crianças e adolescentes para a prática esportiva: "Estamos investindo. Retomamos o campeonato amador, entregamos 11 quadras de futebol sintético, o campeonato de salão tem mais de 200 times, voleibol, basquete, estamos entrando com a ginástica rítmica, oferecendo aos jovens adolescentes e crianças a oportunidade de interação. Criança que pratica esporte, integra projetos esportivos, fica longe das drogas".

O presidente do clube de Regatas Cascavel, Marcelo José Vergutz, acredita que as parcerias, como a firmada com Itaipu, podem propiciar aos atletas a oportunidade de representar a cidade e o Estado em competições nacionais e internacionais.

A coordenadora do CRC, Sueli Vergutz, lembrou do compromisso firmado pelo prefeito Paranhos logo após sua posse, de investir e incentivar este esporte, principalmente entre as crianças e adolescentes. "Com este compromisso estamos realizando um sonho que antes não nos permitíamos sonhar e agora torna-se realidade. Faremos o que estiver ao nosso alcance para retribuir e corresponder às expectativas. Não temos dúvidas que com seriedade e comprometimento, vamos transformar a história da canoagem brasileira. Trabalharemos com responsabilidade social, dando oportunidade às crianças, adolescentes e jovens que poderão trilhar caminhos que poderão transformar suas vidas através do esporte."

Robson Matte, Gerente da Itaipu, enfatizou o crescimento da canoagem em Cascavel e o envolvimento dos diretores do CRC na difusão do esporte. "Esse convênio está sendo firmado com base também nos resultados que vem sendo obtidos em competições nacionais e internacionais e nas ações sociais que são realizadas visando beneficiar as pessoas menos favorecidas. A Itaipu, além de gerar energia limpa, de qualidade e renovável, é a maior geradora de energia do mundo, também tem em sua missão o apoio ao desenvolvimento sustentável, econômico e social".