Cotidiano

Municípios planejam ações para o turismo

Foz do Iguaçu – A proposta para desenvolver o turismo integrado entre Foz do Iguaçu e Itaipulândia foi discutida durante encontro que reuniu as instituições públicas e privadas de turismo de ambas as cidades. A ação está sendo coordenada pela Prefeitura de Itaipulândia, Complexo Itaipulândia, Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos e Estratégicos de Foz do Iguaçu e pelo Complexo Turístico Itaipu.

A ideia é trabalhar a oferta do turismo de forma integrada entre as duas cidades, com o objetivo de potencializar a indústria turística de Itaipulândia e aumentar a permanência média do turista em Foz. “Foz do Iguaçu, como destino indutor, tem o dever de abraçar Itaipulândia e os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, contribuindo para o desenvolvimento do turismo regional. Essa parceria tem tudo para dar certo. Queremos aproveitar todo o nosso potencial para o turismo termal, pesca esportiva, turismo religioso, cicloturismo e turismo rural”, adianta o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Estrutura

Um dos pontos debatidos durante o encontro foi a preparação da infraestrutura para atender melhor o turista. O prefeito de Itaipulândia, Edinei Gasparini, que está no seu primeiro ano de mandato, adiantou que o Município tem projetos de melhorias na sinalização de ruas, na criação de um portal de entrada e na transformação do Natal Iluminado em um atrativo. Além disso, está prevista a revitalização do santuário de Nossa Senhora Aparecida.

A Praia Artificial de Jacutinga também passará por mudanças e ampliações. Uma das medidas a serem adotadas é a instalação de biodigestores na região para evitar o odor provocado pela indústria de suinocultura.

Lago de Itaipu e férias

O uso do Lago de Itaipu para incrementar o turismo também esteve em pauta. O cenário com um belíssimo pôr do sol pode ser explorado, pois Itaipulândia utiliza somente a faixa de praia para o turismo. “O objetivo é disponibilizar embarcações para realizar o transporte dos turistas que visitam as duas cidades (Foz e Itaipulândia), além de promover os esportes náuticos e a pesca esportiva”, explica o gerente do Complexo Itaipu, Jaime Nascimento.

Júlio Gaspar, diretor-geral do Complexo Itaipulândia, formado por parque aquático e termal e um hotel com capacidade para aproximadamente 320 pessoas, propôs a criação de ingressos integrados entre os dois municípios. Com isso espera-se que haja mais interesse no turista ao comprar um pacote de férias. O Parque Aquático e Termal Itaipulândia criou uma infraestrutura turista, que oferece o turismo interativo e de lazer, gerando empregos e alavancando a economia do município. O quadro atual conta com aproximadamente 110 funcionários e na temporada de verão, chega a ultrapassar a casa das 300 vagas temporárias.