Cotidiano

Município é homenageado pela Patrulha Escolar Comunitária

Toledo – O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, participou, nesta semana da cerimônia festiva de uma década do BPEC (Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária), em Curitiba. O Município foi homenageado pelo apoio aos serviços da corporação. Na ocasião, policiais militares e a comunidade – que participaram da evolução e das atividades de policiamento preventivo – receberam medalhas e uma moeda comemorativa referente à data.

Em Toledo, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) começou em 1992 e já formou mais de 22 mil crianças. A Patrulha Escolar é um projeto de policiamento preventivo específico para a comunidade escolar.

O prefeito estendeu o reconhecimento aos policiais que atuam nas escolas em todo o Município. “Essa parceria entre o Município e o Batalhão é antiga e necessária, pois temos muitas crianças que se tornaram bons cidadãos por meio do Proerd. São iniciativas que levam lição de cidadania, compromisso e respeito para a sala de aula. Elas precisam ser valorizadas por toda a sociedade”, enfatizou.

O primeiro-tenente da Patrulha Escolar Pedro Augusto de Lima destacou a parceria com o Município em todo o tempo de programa: “A homenagem é um reconhecimento pelo apoio do poder público nas atividades. O objetivo é fortalecer os laços entre a PM e a comunidade, reforçando a prática do policiamento comunitário”.

Para o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, a parceria com a Secretaria de Educação nas ações preventivas escolares aponta para um futuro promissor aos jovens para que se insiram na sociedade com valores que elevam o direito da dignidade da pessoa humana. “São dez anos de um batalhão que começou há praticamente 18 anos e se consolidou por um legado de um visionário e idealista que era o coronel Anselmo, para que tivéssemos esta inserção junto à comunidade escolar”, avalia.

HISTÓRIA

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária foi criado em 19 de março de 2008 com o objetivo de atender as demandas de segurança pública envolvendo a comunidade escolar. Na época, foram implantados os programas Patrulha Escolar Comunitária e o Proerd para auxiliar no desenvolvimento de educação preventiva sobre a criminalidade e estabelecer uma cultura de paz.