Política

Mudança no ICMS eleva carga em até 20%

Curitiba – A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) inicia nesta quinta-feira uma rodada de workshops pelo Estado para orientar os participantes sobre as atualizações do Simples Nacional e a nova fórmula de cálculo do ICMS. As novas regras oneram a maioria das indústrias, que terão que assumir mais um custo com a elevação do tributo em até 20%. As mudanças foram estabelecidas pela Lei Complementar 155/2016 (Resolução 135, 136 e 137/2017) e pelo Decreto Estadual 8.660/2018, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2018.

“A decisão é inconsequente”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, lembrando que a Federação, durante a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa, no fim do ano passado, posicionou-se contrária à medida e alertou o governo sobre o impacto que o decreto causaria no setor produtivo. “Infelizmente, não fomos ouvidos”, repete.

Com o vigor da lei, a Fiep passa a orientar industriais, gestores e executivos das indústrias para que a medida seja cumprida, evitando passivos judiciais.

De acordo com estimativa do Núcleo Tributário da Fiep, cerca de 120 mil empresas paranaenses de todos os setores sofrerão impacto com a medida, podendo ter o ICMS elevado em até 20%. Só no setor industrial a medida atinge diretamente 29.280 empresas.

O presidente da Fiep fará a abertura do primeiro workshop nesta quinta-feira no Campus da Indústria, em Curitiba, às 8h30. Os demais workshops serão em Ponta Grossa (2), Londrina e Maringá (5), Cascavel (7), Francisco Beltrão e Pato Branco (8) e Guarapuava (16).