Policial

Mortes em Toledo somam 222 em 10 anos

Toledo – A Tribuna Livre da Câmara de Toledo abriu espaço ao Corpo de Bombeiros, que expôs os dados sobre acidentes de trânsito em Toledo, perfil das vítimas, dias, locais e horários de maior ocorrência. O capitão Luís Eduardo Zarpelon, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros, expôs os números na tribuna, com auxílio de telão multimídia, relatando um total de 15.845 acidentes de trânsito em uma década, resultando em 222 mortes no local.

O capitão destacou ainda que apesar do número de óbitos ser “grande e assustador”, ele refere-se apenas às mortes no local, não incluindo as vítimas que morreram no hospital, que originariam um número muito maior se fossem somadas.

O capitão destacou que os dados foram originados por meio de um business intelligence program – sistema de inteligência empresarial, em português. Os dados do 2º SGB projetam que nos últimos cinco anos, foram 8.446 acidentes e neste ano, até o dia 14 foram 841 acidentes com 1.006 vítimas e 13 mortes. Segundo o estudo, os horários de picos de acidentes são das 7h às 8h, das 12h às 13h e das 17h às 18h e o comandante Zarpelon aponta que isto indica que os envolvidos são pessoas que estão vindo ou retornando de suas residências. Além disso os envolvidos em sua grande maioria têm de 15 a 29 anos e os acidentes acontecem em maior incidência na sexta-feira e sábado, o que está alinhado com as tendências mundiais neste tema.

Os dados também mostram que neste ano o principal grupo de acidentes é o que envolve colisões de carros com motocicletas e o segundo maior grupo é o de quedas de motocicletas.

O vereador Leoclides Bisognin destacou a idade das vítimas e o veículo utilizado. “Gente, é a juventude que está morrendo em duas rodas”, apontou o vereador, estimando a idade média de 23 anos das vítimas.