Esportes

Modalidades esportivas sem apoio

Nove modalidades esportivas em Cascavel, por enquanto, estão sem garantia de subsídios para seguir em competições oficiais no âmbito regional, estadual, nacional e internacional ao longo do próximo ano.

A Comissão de Seleção, do Edital de Chamamento Público nº 08 de 24 de outubro de 2017, publicou resultado preliminar do processo de seleção das organizações da sociedade civil que apresentaram propostas de trabalho, mas ainda restam áreas a serem preenchidas.

Em relação ao Atletismo, Badminton e Boxe não houve associações interessadas em colaborar com o município nessas modalidades. Já entre as associações que tiveram projetos apresentados, cinco foram eliminadas no processo e correspondem às seguintes modalidades: ciclismo – masculino e feminino/ juvenil e adulto; futebol masculino/juvenil e adulto; futsal feminino/juvenil e adulto; Kickboxing masculino e feminino/ juvenil e adulto e voleibol masculino/juvenil e adulto.

Na modalidade de tênis categorias masculina e feminina, juvenil e adulto, a comissão julgou como desabilitada a ACH – Associação Cascavelense de Handebol, como OSC (Organização da Sociedade Civil).

Novo chamamento

A expectativa é de que a partir do próximo ano, novo chamamento público seja aberto para contemplar as modalidades que ainda não foram atendidas. “A partir de janeiro será aberto chamamento e as organizações interessadas podem nos apresentar propostas de trabalho de acordo com o que é estabelecido em edital”, esclarece a responsável pelo setor administrativo e financeiro da Secretaria de Esporte e Lazer, Cleia Dolla.

Por meio do chamamento público, as organizações recebem recursos do Município como forma de fomentar modalidades esportivas em Cascavel. “A prefeitura faz o repasse de recursos para que as modalidades sejam atendidas e cada organização os direcionam para bolsa-atleta, pagamento de técnicos e taxas de competições, compra de materiais esportivos, entre outras necessidades”, explica.

Habilitadas

De acordo com o Edital de Chamamento Público nº 08/2017 estão habilitadas com representantes as seguintes modalidades esportivas: basquetebol (masculino e feminino), bocha, bolão, canoagem, futebol, futsal (masculino e feminino), ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kikiboxing, natação, rugby, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.