Cotidiano

Ministro do Meio Ambiente cumpre agenda na região

Foz do Iguaçu – O ministro de Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o presidente da Agência Nacional das Águas, Vicente Andreu Guillo, visitam sexta-feira os principais programas socioambientais desenvolvidos por Itaipu e parceiros em toda a Bacia do Paraná 3, que é a área de influência do reservatório, em diversos municípios da região oeste como Toledo, São José das Palmeiras, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon.

Haverá sobrevoo e visita a vários locais considerados modelos de boas práticas de gestão da água e a biodiversidade. Por volta das 15h, o ministro fará uma visita técnica à Itaipu, seguida de plantio de árvore no Bosque dos Visitantes.

Esta será a segunda visita do ministro a Foz em dois meses. Em junho, o Governo do Paraná, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Itaipu Binacional, lançou em Foz o Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais.

A chegada do voo está prevista para as 9h. Na sala vip do aeroporto, o ministro receberá as boas-vindas e assistirá a uma apresentação sobre as principais iniciativas de Itaipu. Em seguida, os visitantes farão um sobrevoo na região para conhecer de perto como esses programas, ações e iniciativas se dão na prática.

Em São José das Palmeiras, o ministro fará um pouso para conhecer a recuperação de nascentes no local. A segunda parada é em Toledo. Ali, Sarney Filho vai conhecer a bacia piloto Rio Lopey, onde é feito um trabalho de monitoramento em megaparcelas de vazão e quantificação de sedimentos em área com e sem conservação. Lá, haverá o lançamento do Caderno “Fontes de Financiamento para Educação Ambiental” – uma parceria entre MMA e Itaipu. Também está prevista a assinatura de um termo de cooperação entre a Binacional e o Ministério de Meio Ambiente. Em Toledo, o ministro almoça com prefeitos e parceiros da Itaipu.

No período da tarde, logo depois das 14h, o sobrevoo continua na BP3, passando pelo Condomínio de Agroenergia Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, pelo projeto de tanques-redes em Entre Rios do Oeste, as áreas de lazer em Santa Helena, o Refugio Biológico em Santa Helena, o Centro Avançado de Pesquisa (CAP), o projeto de Biogás e a Granja Haack. O cronograma prevê sobrevoo em Itaipulândia, faixa de proteção de Itaipu, Refúgio Biológico Bela Vista, Canal da Piracema e usina.