Cotidiano

Ministro alemão diz que Europa pode ir pelo ralo se Brexit for mal gerida

263252224_1-13.jpgBERLIM ? O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, disse neste domingo que, se a saída do Reino Unido da União Europeia fosse mal gerida e outros países membros seguissem a sua liderança, a Europa iria ?pelo ralo?.

?A Brexit é ruim, mas não vai nos machucar tanto economicamente como alguns temem – é mais um problema psicológico e é um enorme problema politicamente?, disse Gabriel, vice da chanceler Angela Merkel na coalizão de governo da Alemanha, em entrevista coletiva.

Ele acrescentou que o mundo agora considerava a Europa como um continente instável.

?Se nós organizarmos a Brexit no caminho errado, então nós estaremos em apuros, assim agora precisamos ter certeza de não permitir que o Reino Unido mantenha as coisas agradáveis, por assim dizer, em relação à Europa, ficando sem nenhuma responsabilidade?, disse Gabriel.

Neste domingo, Gabriel também afirmou que fracassaram as negociações sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês), um acordo de livre comércio que está sendo negociado por Estados Unidos e União Europeia.

?As negociações com os EUA falharam de facto porque nós, europeus, não queremos nos submeter às exigências americanas?, disse ele, de acordo com uma transcrição escrita da emissora alemã ZDF de uma entrevista que deverá ser transmitida neste domingo. “As coisas não estão se movendo nessa frente?, disse Gabriel, que também é vice-chanceler da Alemanha.

Desde o referendo para a saída britânica da União Europeia em 23 de junho, todos os olhos se voltaram para a Alemanha em busca de uma indicação de um caminho sem perigo aos 27 membros que permanecerão.

Em entrevista à emissora alemã ARD, neste domingo, Merkel disse: ?estamos todos de acordo na União Europeia que a saída do Reino Unido, o resultado do referendo, tem um grande impacto?.