Cotidiano

Mesários treinados

Faltando menos de um mês para as eleições de 7 de outubro, a Justiça Eleitoral treina os mesários que irão trabalhar neste ano. Nessa quarta-feira (12) foi encerrado o treinamento para os mesários da Zona Eleitoral 68 e na sexta-feira (14) terá início a capacitação aos convocados da Zona Eleitoral 143.

Aproximadamente 3 mil pessoas foram convocadas para trabalhar nas eleições deste ano nas duas seções eleitorais de Cascavel, entre mesários, secretários, suplentes e presidente de mesa receptora de votos. Em média, são treinadas 240 pessoas diariamente.

De acordo com Andreia Schmidt, chefe do Cartório da 143ª Zona Eleitoral, os mesários assistem a um vídeo institucional sobre os procedimentos eleitorais, são orientados sobre os principais pontos dos trabalhos e depois partem para a parte prática com as urnas eletrônicas.

Uma declaração é fornecida pela Justiça Eleitoral para que o mesário que trabalha com carteira assinada justifique ao empregador as horas em que ficou em treinamento. A empresa não pode descontar do salário dos trabalhadores as horas de capacitação.

Uma das últimas etapas do trabalho do Fórum Eleitoral antes do pleito será a lacração das urnas nos dias 27 e 28 de setembro.

Aplicativo

Andréia Schmidt destaca que é importante os eleitores baixarem o aplicativo E-título, que reúne uma série de informações, inclusive as mudanças de locais de votação que aconteceram neste ano. A Justiça Eleitoral vai lançar a campanha Vote Cedo para evitar longas filas já que, desta vez, o eleitor terá de escolher seis candidatos.