Cotidiano

Melhor TCC de Agronomia do PR é do Centro FAG

A egressa Andréia Sandri fez o trabalho orientada pela professora e coordenadora do curso, Ana Paula
O trabalho de Andréia foi sobre o uso de fertilizantes na semente de trigo (Foto: Divulgação )

O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “1º Uso de Fertilizantes na Semente de Trigo” foi considerado o melhor entre os trabalhos de formandos de Agronomia do Paraná. A instituição que tem a honra de obter este título é o Centro Universitário FAG. O artigo foi apresentado no fim do ano passado pela agora egressa Andréia Moretto Sandri, com a orientação da professora e coordenadora do curso, Ana Paula Morais Mourão Simonetti.

Todas as instituições de ensino com graduações nas áreas ligadas ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Paraná foram convidadas a enviar os trabalhos de conclusão de curso. Então, coube ao CDER (Colégio de Entidades de Classe), vinculado ao órgão, fazer a escolha dos melhores trabalhos nos seguintes segmentos: Agronomia, Agrimensura, Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas. Os trabalhos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: "aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional", o "grau de inovação" e o "nível de abrangência do tema".

O objetivo do TCC de Andreia foi avaliar a influência da aplicação de diferentes fertilizantes via semente na cultura do trigo. O experimento foi realizado em duas etapas; a etapa a campo foi realizada na cidade de Coronel Vivida, em uma propriedade rural localizada no Rio Quieto. A segunda etapa foi realizada no laboratório de Semente do Centro FAG com um teste de germinação. “A conclusão foi que a aplicação de fertilizantes no tratamento de sementes de trigo não apresentou diferença significativa nos parâmetros avaliados, em relação à testemunha (amostra correspondente à matriz analisada, isenta de contaminação pelo componente em estudo)”, explica a agrônoma.

Até chegar a esse resultado, Andréia precisou de muito empenho e, além da ajuda da orientadora, contou também com o auxílio dos pais, não apenas com apoio moral. “Em uma das etapas do trabalho, eu precisei debulhar pés de trigo por uma semana para fazer as análises, e meus pais me ajudaram. A minha orientadora Ana também sempre estava disponível para me ajudar, me atender, tenho que agradecer muito a ela”, relata.

Os elogios são recíprocos. “Fiquei felicíssima com esse resultado, pois isso mostra que nossa pesquisa no curso de Agronomia é realmente de qualidade. A ideia do TCC da Andreia surgiu do estágio que ela fez, onde muitos produtos são oferecidos aos agricultores; e pensamos, por que não testar esses produtos para o trigo, para averiguarmos se existirá um incremento real de desenvolvimento da cultura e parâmetros de produtividade? Andreia foi uma aluna dedicada, o que reflete nesse resultado agora alcançado. Que isso sirva de inspiração para muitos alunos”, defende a orientadora do trabalho.