Cotidiano

MEIs: 38 estrangeiros empreendedores

Eles são apenas 38, mas foi em Cascavel que decidiram empreender, abrir o próprio negócio e ter uma vida melhor. São os microempreendedores individuais estrangeiros, que representam hoje dez nacionalidades diferentes no Município.

A maioria dos microempreendedores estrangeiros é haitiana. Em Cascavel, até agosto deste ano, 11 deles buscaram a formalização. Eles respondem por 40,7% dos imigrantes que abriram uma MEI por aqui. É o caso de Mayterson Tode, que, com outros dois amigos, também do Haiti, decidiram abrir um restaurante. O nome é bem sugestivo: Haitiano, assim como o cardápio, voltado à culinária do seu país de origem.

O estabelecimento fica na Avenida Brasil, próximo ao Terminal de Transbordo Oeste, e é com ele que o grupo tem conseguido melhorar a renda, após três anos vivendo em Cascavel. Os três trabalham durante o dia em um frigorífico da cidade. À noite, partem para o segundo turno, o do empreendedorismo. Além disso, Mayterson tem ajudado ainda outras duas haitianas. Dougenie Losier e Gertha Chaudry são as cozinheiras oficiais do Haitiano, que hoje é a principal fonte de renda das duas. “Aqui a gente faz de tudo um pouco. Frango, carne, batatas. O cardápio é bastante variado”, diz Gertha.

De outras nações

Quem também abriu microempresas em Cascavel foram os paraguaios, que, entre as nacionalidades estrangeiras, estão em segundo lugar nas formalizações, com oito. Em seguida vêm colombianos (7), portugueses (5), italianos (2), venezuelanos (1), uruguaios (1), sul-africanos (1), senegaleses (1) e ganês (1).

 

Incentivos

Quem optar pela abertura de uma microempresa individual terá apoio contábil por três anos, incluindo o imposto de renda da empresa e as guias do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), crédito facilitado por meio da Fomento Paraná, cursos e capacitações voltados à administração da empresa, consultorias gratuitas e auxílio com documentação para licitações.

 

Nacionalidade Nº de MEIs

Brasileira 11.076

Haitiana 11

Paraguaia 8

Colombiana 7

Portuguesa 5

Italiana 2

Venezuelana 1

Uruguaia 1

Sul-africana 1

Senegalesa 1

Ganês 1

Fonte: Prefeitura de Cascavel