Cotidiano

Mãos que ajudam

Os recém-nascidos do Centro Obstétrico do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) receberam um mimo especial nos últimos dias. Cerca de 300 toucas foram doadas aos bebês que permaneceram internados no hospital, uma forma encontrada pelas integrantes do projeto Mãos que ajudam de contribuir com a comunidade.

Os itens foram feitos em Cascavel, Toledo e Palotina, e toda a confecção foi coordenada pela irmã Leninha. “Nossa organização [Mãos que ajudam] foi criada há 176 anos. É uma organização da Igreja de Jesus Cristo Santo dos Últimos Dias, conhecida como a Sociedade do Socorro. É composta por mulheres que prestam serviço no mundo todo. Atualmente, nós somos em mais de 9,2 milhões, que trabalham em prol da sociedade em busca do bem-estar das famílias e das comunidades” conta Leninha.

Hoje, em torno de 360 partos são realizados mensalmente no hospital e a compra de toucas era uma solicitação constante. Agora, as crianças saem do Centro Obstétrico com as touquinhas e vão até a maternidade ainda mais protegidas do frio. Os itens ficam com as famílias, até como forma de lembrança de onde nasceram.

Demanda antiga

Segundo o diretor administrativo do HUOP, Rodrigo Suzuki, o projeto contempla uma demanda antiga. “O hospital está de portas abertas para entidades que queiram ajudar. Ficamos felizes com a iniciativa, pois agora as crianças já saem protegidas do frio no caminho até a maternidade e posteriormente para casa”, diz.

A igreja já estuda uma forma de fazer as doações todos os meses para que todos os bebês sejam contemplados.