Policial

Mais motoristas embriagados

Um relatório divulgado ontem pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) apontou Cascavel como a cidade do interior do Paraná com o maior número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Os dados comparam a cidade com outros municípios do Estado e só fica atrás de Curitiba.

Conforme os números da Cettrans, de janeiro a setembro deste ano, o Setor de Operações de Trânsito notificou 197 condutores por embriaguez ao volante nas ruas de Cascavel, crescimento de mais de 61% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando foram feitas 122 notificações. O perfil dos motoristas, segundo a Cettrans, é de jovens com idade entre 18 e 35 anos.

Cabe ressaltar que as autuações dessa natureza são infrações gravíssimas, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Além disso, caso o índice de álcool no sangue seja maior do que 0,3 miligramas, o motorista é preso em flagrante e responderá ainda criminalmente pelo ato.

Fiscalização

De acordo com o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, os números são resultados da intensa fiscalização de trânsito, que realizou somente este ano 2.331 ações contra 1.833 no mesmo período do ano passado. "Registramos um aumento de 23,6% nos atendimentos realizados à sociedade no comparativo com o ano passado, entre ações para controle de tráfego, ouvidoria, atendimento via Particity/Ouvindo Cidadão, patrulhamento e fiscalização, acidentes atendidos, entre outros, passando de 5.042 em 2016 para 6.232 este ano".

Multas caem 42%

Um dado bastante positivo apresentado pela Cettrans durante a Escola de Governo do Município, nos nove primeiros meses de 2017, 66.234.054 veículos passaram pelos radares da cidade, aumento de 22% no fluxo. Em contrapartida, ouve uma redução de 42% nas infrações por excesso de velocidade.