Policial

Mãe de menino que teria sido traficado diz que está grávida

Cascavel – A história dos menores paraguaios que teriam sido traficados e encontrados em Cascavel, investigada pela Polícia Federal, teve novo desdobramento nos últimos dias. A garota de 17 anos, mãe do menino que teria sido vendido por Maria da Conceição Queiroz, a Maria Paraguaia, para um casal cascavelense, afirma estar grávida. Ela é sobrinha de Maria Paraguaia.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Marco Smith, a garota teria trânsito livre para o Paraguai, seu país de origem, durante o tempo em que esteve abrigada na casa de Maria Paraguaia. “Ela disse, durante seu depoimento, que teria sido vítima de abuso sexual no Paraguai e que, em decorrência dessa violência, estava grávida”, revela o delegado.

Contudo, a jovem, seu filho e mais uma menina de dez anos que foram encontrados com Maria Paraguaia já estão sob a tutela do governo do Paraguai. O Brasil não tem mais jurisdição sobre o caso dos menores.

E, segundo o delegado, a gestação e a agressão só poderia ser incluída nos autos após exame clínico.

A reportagem de O Paraná questionou o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Fabrício Mussi, e o representante do Ministério Público da Infância, Luciano Machado, quanto à gravidez. “Durante o tempo em que ela esteve abrigada, sob os cuidados da Justiça, ela ficou em Cascavel e não percebemos nada de diferente”, resumiu o magistrado.

Já o promotor acredita que a gestação teria sido percebida. “Mas esta é uma informação que até então não tínhamos. Isso deveria ter sido repassado à Justiça pela adolescente. Como ela já está no Paraguai, não podemos interferir. Porém, acredito que a Polícia Federal deve investigar essa situação e repassar para o governo do Paraguai”.

Em dezembro, após intensa negociação entre Brasil e Paraguai, os menores foram repatriados e estão sob a tutela do país vizinho. Caberá ao governo local decidir se as crianças voltam ou não ao convívio familiar.

Depoimento

Ontem, Maria Paraguaia foi novamente ouvida pela Polícia Federal de Cascavel. Ela seria tia da adolescente de 17 anos e, de acordo com a Polícia Federal, a menina tinha autorização da mãe – irmã de Maria – para ficar no Brasil.

Segundo o delegado Smith, agora a PF conclui a investigação e a encaminha ao Ministério Público para que decida qual enquadramento criminal será dado a Maria Paraguaia e se ela continuará presa.

De abandono a suspeita de tráfico

Maria da Conceição Queiroz, a Maria Paraguaia, segue presa na cadeia de Corbélia. Ela é suspeita de tráfico internacional de pessoas e foi descoberta pelo Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente) ao relatar que um menino de pouco mais de um ano teria sido abandonado em frente à sua casa, no Bairro Cascavel Velho, em Cascavel, ainda em outubro passado.

Durante a investigação feita pela Polícia Civil, foi descoberto que o menino de nacionalidade paraguaia é filho da adolescente de 17 anos que também estava na casa de Paraguaia, além de uma menina de nove anos, prima da menor. Como a suspeita era de tráfico internacional de crianças, a investigação foi repassada à Polícia Federal.