Cotidiano

Lei muda forma para pagar licenciamento

Curitiba – A partir de julho, o Detran começa a enviar o aviso de vencimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. Neste ano, o proprietário do veículo precisará atualizar os valores de multas não quitadas e gerar a guia de pagamento da taxa, já que a carta não terá código de barras.

A mudança ocorre em virtude da Lei Federal 13.281, de novembro de 2016, que alterou o artigo 284 do Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o texto, a multa não paga até o vencimento será acrescida de juros, o que impossibilita a impressão da guia do licenciamento com antecedência.

São três opções para gerar a guia com os valores: o site www.detran.pr.gov.br, o aplicativo Detran/PR para celular e os terminais de autoatendimento do Detran. Os caixas automáticos do Banco do Brasil aceitam exclusivamente para taxas do Detran Paraná pagamento com cartão de débito de não correntistas. Basta inserir o cartão de qualquer banco, ainda no menu inicial, para abrir as opções do Departamento.

Além do BB, pagamentos também estão disponíveis nas agências do Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.