Policial

Justiça manda exumar corpo de homem

Foz do Iguaçu – Será feita hoje a exumação do corpo de Ademir Gonçalves Costa, morto aos 39 anos no dia 28 de janeiro deste ano na Aduana Ponte Internacional da Amizade, em circunstâncias não esclarecidas, após abordagem feita por agentes da Receita Federal.

A perícia estará às 7h no Cemitério Municipal do Jardim São Paulo para cumprir ordem expedida no dia 10 de junho pelo juiz da 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, Edilberto Barbosa Clementino. Ele acata pedido dos advogados da família que apresentaram laudos particulares contestando a decisão de arquivamento do caso pelo Ministério Público Federal.

De acordo com os laudos, o juiz entendeu que há necessidade de reavaliação dos documentos e a exumação do corpo para uma nova perícia. Antes disso, a Polícia Federal havia divulgado um relatório apontando que a causa da morte foi a ingestão de medicamentos. Diante das dúvidas, uma nova apuração dos fatos foi solicitada com a ordem de afastamento do então responsável pelo caso, delegado Renato Obikawa Kyosen.

Os peritos contratados pela família de Ademir são de São Paulo e Rio de Janeiro e devem vir a Foz do Iguaçu. Segundo o advogado da família, Wilson Neres, é preciso aguardar o resultado dos novos exames e, caso seja comprovada a causa da morte por asfixia, dar-se-á início ao processo criminal por parte do Ministério Público Federal.