Cotidiano

Invenção trata odores gerados por indústrias

Toledo – O professor de Engenharia Ambiental da UTFPR de Medianeira, Eduardo Lied, que também é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Unioeste de Toledo, desenvolve projeto de tratamento de odores produzidos por indústrias da região. Ele explica que, em Toledo, um odor é gerado a partir do lançamento de emissões atmosféricas, oriundas principalmente das fábricas de processamento de resíduos vindos das indústrias de abate de animais.

Para solucionar essa problemática, o professor tem desenvolvido um equipamento no qual a superfície interna possui um catalisador capaz de promover a reação de degradação desses gases, com um índice de tratamento do odor que chega a 95%. “Como no nosso programa não tinha um equipamento de análise morfológica da superfície dos materiais, necessário para essa pesquisa, precisei utilizar o laboratório da Unila, o MEV, que foi fundamental para melhorar o estudo das características físicas e da composição química dos materiais”, explica Lied.

Ele também relata que, em sua banca de doutorado, foi citado o número reduzido de pesquisadores neste campo de estudo, a Fotocatálise, por falta de infraestrutura. “O fato de ter a Unila ajuda a fomentar minha área. E, futuramente, podemos estreitar ainda mais os laços com a universidade, para desenvolver uma área em que existe uma lacuna e contribuir para resolver questões particulares de nossa região”, pontua o doutorando.

Comunidade científica

Os laboratórios da Unila de Microscopia Eletrônica e Interdisciplinar de Ciências Físicas, localizados no Parque Tecnológico Itaipu, estão à disposição de investigadores da comunidade acadêmica da região que, caso tenham interesse em utilizar os espaços, recebem treinamento para a operação dos equipamentos e podem realizar investigações no local, por meio de agendamento.

O Laboratório Interdisciplinar de Ciências Físicas já recebeu, este ano, 25 pesquisadores. Eles tiveram a possibilidade de utilizar o difratômetro de raios X e equipamentos acessórios, que permitem o estudo da estrutura cristalina, o que, na prática, possibilita conhecer com precisão a posição dos átomos de um material. Além disso, esses equipamentos permitem conhecer o efeito da adição de pequenas quantidades de outros elementos químicos (dopantes) nas propriedades finais do material.