Educação

Inscrições ao Sisu se encerram nesta sexta-feira

Os candidatos interessados em ingressar no ensino superior pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem se inscrever até esta sexta-feira (15). Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica sisu.mec.gov.br.

Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição, sendo considerada válida a última modificação confirmada.

O resultado da chamada regular está previsto para 18 de junho. Já o período de matrícula vai de 22 a 28 de junho, considerando ainda os dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição em seu edital próprio. Já o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho, e o candidato deve manifestar interesse em participar.

Candidatos

Até a tarde de quarta-feira o Sisu contava com 330.142 candidatos. O programa é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação, no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Como o sistema permite até duas opções de curso por candidato, já foram realizadas 632.786 inscrições.

Nesta edição do segundo semestre de 2018, são ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições. A distribuição se dá entre oito instituições públicas estaduais – um centro universitário e sete universidades –, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.