Educação

Iniciativas de educação empreendedora são premiadas

Professores, instituições de ensino e municípios que apresentaram as iniciativas mais expressivas na área da Educação Empreendedora em diferentes regiões do Estado foram reconhecidos pelo Sebrae/PR na última sexta-feira (27), em Curitiba. Em sua segunda edição, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora teve como objetivo identificar, estimular e difundir as melhores práticas e resultados em educação empreendedora no Paraná. Ao todo, foram 300 inscritos.

Foram premiadas quatro instituições na etapa estadual, dos 24 finalistas regionais das categorias Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, receberam troféu e certificado 38 municípios paranaenses que implantaram o Programa JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) em 100% das suas escolas de Ensino Fundamental.

Antes da premiação, o professor português José Pacheco ministrou a palestra “Os Desafios da Educação para o Século XXI”. Idealizador da metodologia da Escola da Ponte, em Portugal, reconhecida mundialmente pela inovação no seu método de ensino, Pacheco instigou a repensar a forma de ensinar das escolas. “Escolas não são edifícios, são pessoas. É preciso transformar o saber em ações, ou seja, é necessária uma nova forma de ensinar que prepare o aluno para a 4ª revolução industrial, pela qual já estamos passando. E o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR já está fazendo isso”, disse.