Política

Informe da redação do dia 8 de dezembro de 2018

Itaipu dos ovos de ouro

A pergunta sobre quem vai assumir a direção-geral da Usina Hidrelétrica de Itaipu persiste. Até agora, tudo indica que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vai passar para o governador eleito Ratinho Junior a escolha do comandante da hidrelétrica. Ou seja: Ratinho indica e Bolsonaro nomeia.

Olho gordo

As especulações têm milhares de motivos para acontecer, mais especificamente 69.656 reais motivos, que corresponde ao salário pago ao diretor-geral do lado brasileiro.

Sotto Maior

Na próxima quarta-feira (12), às 19h, o procurador de Justiça e coordenador da área de Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, vem a Cascavel para ministrar a palestra "Os 50 anos do AI-5 – 1968, O Ano Que Não Terminou". O evento será no auditório do câmpus de Cascavel da Unioeste.

Folga geral

A Prefeitura de Assis Chateaubriand definiu o período de recesso no fim de ano. Decreto do prefeito João Pegoraro estabelece que o recesso administrativo para órgãos municipais será de 22 de dezembro a 2 de janeiro, 12 dias de folga geral.

Mais recesso

A Prefeitura de Marechal Rondon também definiu os recessos de fim de ano. Decreto assinado pelo prefeito Marcio Rauber estabelece que não haverá atendimento ao público dias 24, 26, 27, 28 e 31 de dezembro. A prefeitura reabre as portas dia 2 de janeiro, uma quarta-feira.

Um mês fechada

Já em Tupãssi o recesso será bem maior. A prefeitura avisou que do dia 17 de dezembro a 18 de janeiro estará fechada para atendimento ao público. Os Setores de Emissão de Notas de Produtor Rural e o Departamento de Suprimentos vão atender em regime de plantão.

Nova greve?

Na quinta-feira (6) o ministro Luiz Fux, do STF, suspendeu a aplicação de multas e outras punições para quem descumprir a tabela de frete. Ou seja, podem continuar não cumprindo o preço mínimo só que agora sem riscos. Bom pra uns, ruins pra outros… Caminhoneiros autônomos já começaram a organizar nova paralisação exatamente contra o descumprimento do preço mínimo do frete. A greve está prevista para 22 de janeiro, dois dias depois de reunião que deve ocorrer na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para discutir o reajuste da tabela.

PDV na Alep

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) pretende “renovar” seu quadro de funcionários. Para isso, prepara uma espécie de PDV (Plano de Demissão Voluntária) para dar uma boa ajuda aos 130 servidores que já poderiam ter se aposentado. A proposta é incorporar o auxílio-saúde à aposentadoria. A medida valerá para quem se desligar até metade do ano que vem.

Tempo quente

O clima esquentou na bancada do PSL na Câmara e o presidente eleito Jair Bolsonaro deve fazer uma reunião de emergência com os parlamentares eleitos semana que vem. O bate-boca tem sido intenso especialmente no grupo de WhatsApp, cujas mensagens são gentilmente vazadas para o resto do País. A briga tem como pano de fundo a disputa pelos postos de liderança do governo e de liderança do partido.

Homens de Moro

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou mais duas nomeações em sua equipe: Adriano Marcos Furtado será diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Luciano Timm vai comandar a Secretaria de Defesa do Consumidor, e o chefe da perícia da Polícia Federal na operação Lava Jato em Curitiba, Fabio Salvador, será o diretor técnico-científico da PF.

Domingão no Calçadão

Que tal deixar a preguiça de lado neste fim de semana e prestigiar o Domingão no Calçadão? O programa implantado pelo prefeito Leonaldo Paranhos no Centro de Cascavel é diversão garantida e tem novidades neste domingo (9). A população está convidada a doar roupas, alimentos e brinquedos que serão repassados a sete entidades assistenciais que estarão no Calçadão para recepcionar os visitantes.