Política

Informe da redação do dia 22 de maio de 2018

Família pressiona ex-secretário

Mais um fantasma ameaça o ex-governador Beto Richa. O jornalista Guilherme Voitch, da Veja Paraná, publicou ontem a notícia de que mais um aliado importante do tucano pode colaborar com a Justiça. “Edson Casagrande, ex-secretário de Assuntos Estratégicos do tucano, tem sido pressionado por familiares a negociar com o Ministério Público. Apontado como operador político de Casagrande e ex-candidato ao governo do Estado pelo PTC, o advogado Túlio Bandeira também estaria propenso a negociar”. Edson (foto) e Túlio foram presos na semana passada em uma operação que investiga irregularidades em Araucária e que agora aparecem na delação de ex-diretor do DER Nelson Leal.

Operação Sinecuras

Casagrande e Bandeira foram presos pelo Gaeco na Operação Sinecuras, que apura o pagamento de propina a políticos dentro da Prefeitura de Araucária. Eles são acusados de terem doado dinheiro e apoiado um ex-prefeito do Município em troca do controle político de parte da estrutura da administração municipal. Bandeira está detido em regime fechado. Casagrande precisa pagar uma fiança de R$ 800 mil e usar tornozeleira eletrônica para seguir na prisão domiciliar.

Delação

Segundo a Veja, informações que chegaram aos advogados dos dois indicam que ambos aparecem na delação do ex-diretor-geral do DER-PR Nelson Leal Júnior, preso na Operação Integração. Leal teria relatado o envolvimento de Casagrande com empreiteiras que atuaram no programa Patrulha do Campo, destinado a fazer a manutenção de estradas rurais no interior do Estado, no Governo Beto Richa.

Mais uma…

Beto também teve seu nome citado em outro caso. Desta vez, do comércio de fake news nas eleições de 2014. Em vídeo divulgado pela Band TV, o dono da empresa Gestor Político, Eduardo Carmona, diz que disponibiliza para clientes interessados um sistema capaz de multiplicar infinitas vezes mensagens falsas via Whatsapp, Facebook e outros mecanismos das redes sociais para desconstruir adversários. Ele contou que teria ajudado Beto na última eleição transmitindo falsas informações contra os adversários.

Urbanismo

Sempre na vanguarda, a Prefeitura de Toledo dá mais um passo à frente dos vizinhos. Ontem, uma reunião discutiu a realização de concurso público de projetos para uma obra de urbanismo no Município que deve ser lançada em breve. A ideia atende à proposta do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), que defende a realização de concursos como uma forma de garantir projetos técnicos muito mais viáveis que os feitos pela própria repartição pública.

Palestras

Ontem à noite, a importância dos concursos públicos foi tema de palestra em Cascavel, promovida pelo Estúdio 41, que tem se destacado no País com vários projetos vencedores nesse tipo de concorrência pública. Amanhã eles vão a Toledo, mas com outro tema a ser abordado: competências e atribuições dos arquitetos e urbanistas. O evento será às 19h30, no câmpus da Unipar.

Homenagem

Os 60 anos da Rádio Colmeia serão lembrados em sessão solene hoje em Brasília. O presidente Renato Silva e sua esposa, Ódina, estarão presentes no Congresso.

Saída da Fiep

Filiado ao PRB, Edson Campagnolo pretende fazer parte da base de apoio da pré-candidatura do deputado estadual Ratinho Junior (PSD). O empresário confirmou ontem que vai se desincompatibilizar do cargo na Fiep para que possa disputar as eleições. O nome dele é cotado a vice na chapa de Ratinho.