Policial

HU travado e UPAs vivem caos

As UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) de Cascavel continuam superlotadas e sofrem para desafogar os pacientes desde o fim de semana passado. A redução de regulação de pacientes ortopédicos pelo HU (Hospital Universitário) de Cascavel fez com que a situação se agravasse durante toda a semana. “A redução do recebimento de pacientes pelo HU fez com que as UPAs novamente ficassem superlotadas e trabalhando acima do limite. Com isso, tivemos de emprestar macas até que os pacientes fossem realocados, e na quinta e na sexta-feira tivemos ambulâncias retidas por até 40 minutos, por falta de leito nas UPAs. Normalmente, o HU recebia de 5 a 7 pacientes ortopédicos por dia, só que nos últimos dias houve casos em que recebeu só um paciente. Com isso, as UPAs sofrem, já que não tem como suportar a demanda”, explica o diretor-técnico do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste), Rodrigo Nicácio.

De acordo com a assessoria do HU, houve superlotação tanto do pronto-socorro quanto da ala ortopédica durante o feriadão de 7 de Setembro e por conta disso menos pacientes ortopédicos foram regulados. Durante a semana, cirurgias eletivas chegaram a ser canceladas para priorizar casos de urgência e emergência.

Nesse fim de semana não houve registros de macas retidas nas UPAs, mas, de acordo com o Consamu, elas continuam superlotadas. Ontem havia seis pacientes aguardando cirurgia ortopédica na UPA Tancredo Neves sem previsão de transferência já que durante o fim de semana houve registro de diversos acidentes.

Dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente entre um carro e uma moto na esquina da Avenida Toledo e Rua Recife, em Cascavel. O veículo trafegava pela avenida e a moto pela Recife e os dois bateram com o semáforo em alerta. Bruna Aparecida Ferreira teve ferimentos no tornozelo e Valdecir Souza de Moura sofreu contusões no ombro e no joelho. Ambos estavam na motocicleta e foram encaminhadas à UPA Tancredo.