Cotidiano

HU trata caso suspeito de meningite

Cascavel – Um homem de 30 anos com suspeita de meningite permanece internado no HU em Cascavel.

O paciente foi transferido do Hospital Municipal de Lindoeste na tarde de terça-feira pelo helicóptero do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste).

“Até o momento segue atendido sob observação e orientação da Neurocirurgia no Pronto-Socorro, ressaltamos que o mesmo está rotineiramente realizando exames laboratoriais e tomografia do crânio”, esclarece a direção administrativa do HU. Os exames para confirmação foram encaminhados ao Lacen (Laboratório Central do Estado).

Uma menina de cinco anos, também moradora de Lindoeste, morreu no hospital em decorrência da doença. De acordo com laudo emitido pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná) de Curitiba apesar de ter sido causada por uma bactéria, a meningite que resultou na morte da criança não era transmissível, e por isso, não havia risco a pessoas que tiveram contato com a criança.

O que é a meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações. os principais tipos de meningite existentes são: meningite viral; meningite bacteriana e meningite fúngica. Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.