Política

HU ganha novas alas e corre atrás de servidores

Cascavel – O HU (Hospital Universitário) de Cascavel recebeu uma comitiva política ontem. Foram inauguradas cinco alas, das quais três já estão funcionando.

Para as outras duas, faltam pelo menos 80 funcionários, mas agora só depende da administração do hospital providenciar esses profissionais para trabalhar na nova UTI Pediátrica e na parte ampliada do Pronto-Socorro, que deverão ser selecionados por meio de chamamento público. “Já estamos liberando o orçamento, de aproximadamente R$ 300 mil por mês, para contratação dos profissionais. Agora só depende do HU”, disse o secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto.

As outras três alas: Agência de Transfusão, Serviço de Verificação de Óbito e Verificação de Mama já estão em funcionamento.

Para os 28 novos leitos da enfermaria, faltam camas. A compra dos equipamentos foi licitada e a esperança é de que cheguem ainda neste ano.

Esperado há pelo menos dez anos, o Serviço de Verificação de Óbito é um dos considerados mais importantes feitos, sob o ponto de vista epidemiológico. “Conseguiremos avaliar o motivo das mortes e com esse diagnóstico poderemos fazer um trabalho de prevenção”, explicou o chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak.

Candidaturas definidas

Pré-candidatos ano que vem a deputado federal e a governadora do Estado, respectivamente, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e a vice-governadora Cida Borguetti (por coincidência, marido e mulher) estiveram em Cascavel ontem, em ritmo de campanha.

Ricardo Barros reafirmou sua candidatura à reeleição para deputado federal. “Estamos em busca de uma série de aliados que também vão a essa eleição e trabalhar pelo Estado”.

O ministro reafirmou o apoio à candidatura de Cida para o governo do Estado. Ambos esperam ainda o apoio do atual governador, Beto Richa: “Estive presente na convenção do PSDB em que o governador foi eleito presidente estadual do partido e ele anunciou, oficialmente, a pré-candidatura ao Senado. E com certeza conto com o apoio do governador”, disse Barros.

Cida assume o comando do Estado em abril do ano que vem para que Beto seja candidato ao Senado. E pretende disputar o cargo já na cadeira dele. “Serei a primeira mulher a assumir esse posto. Estamos em busca de alianças, estamos com a sinalização positiva do Avante e do meu partido, o PP [Partido Progressista], e muitos outros que não posso listar aqui”, disse.