Cotidiano

Histórico das Praças

Praça Getúlio Vargas

Localizada na Avenida Brasil entre as ruas Pio XII e Manoel Ribas, foi inaugurada em 4 de dezembro de 1966. Possui um obelisco que representa o Marco Zero, em torno do qual o Município de Cascavel nasceu e se desenvolveu. Foi batizada com o nome do Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas. Quando inaugurada, uma cápsula do tempo, formada por uma caixa de concreto contendo objetos de uso diário, dinheiro, mapa, documentos entre outras coisas da época, foi enterrada no local, com o objetivo de um dia, num futuro distante ser encontrada.

Praça do Migrante

A Praça do Migrante é um espaço com cerca de 9,5 mil metros quadrados, tem como destaque o Monumento ao Migrante e as bandeiras de todas as unidades federativas brasileiras. Ela leva o nome do pioneiro Florêncio Galafassi, que nasceu no município gaúcho de Bento Gonçalves em 1898, e migrou para Cascavel em 1948 para administrar empresas madeireiras, base econômica do município na época. Faleceu em 1976, aos 78 anos. A localização da praça é simbólica, pois foi ali que o comércio local nasceu e prosperou.

A principal característica da praça é o Monumento ao Migrante, constituído por um lago com chafariz, dentro do qual uma obra em estilo modernista, formado por rampas de concreto que apontam para cinco regiões do Brasil. O tamanho de cada rampa representa a proporção e a origem dos migrantes que deram origem à cidade:

Foto: Aílton Santos

Praça Itália

Localizada na Avenida Brasil esquina com Avenida Rocha Pombo, no Bairro São Cristóvão, a Praça Itália foi inaugurada dia 14 de dezembro de 2006, na comemoração dos 54 anos do Município. O Monumento tem a reprodução do Leão Alado como o da Praça de São Marcos, em Veneza- Itália, que simboliza mitologicamente a força e proteção contra os invasores externos, e para Cascavel é uma homenagem aos primeiros imigrantes italianos que chegaram a cidade. O pilar que forma o monumento representa a continuação das famílias, ou seja, o infinito e os anéis são as uniões das famílias imigrantes.

Fonte dos Mosaicos

Fonte dos Mosaicos foi construída em parceria com a Itaipu Binacional

A Fonte dos Mosaicos (Francisco Ferreira Villaca), que fica entre as Ruas Pio XII e Manoel Ribas, no Bairro Cancelli, se localiza na nascente do Rio São Francisco Verdadeiro, um dos principais rios do oeste do Paraná. Com obras em parceria com a Itaipu Binacional, foi inaugurado em 14 de dezembro de 2004. A fonte também presta homenagem ao primeiro morador do bairro Cancelli, Francisco Ferreira Villaca, que faleceu em 1967. Durante a inauguração, netos e bisnetos do pioneiro, estavam presentes.

OUTRAS PRAÇAS

Parigot de Souza

Localização: Rua Pará/Rua Voluntários da Pátria – Bairro Country

Praça Rui Barbosa

Localização: Rua São Luís/Avenida Toledo – Rotatória – Bairro Claudete

Praça Vereador Luiz Picolli (Praça da Biblia)

Localização: Avenida Brasil/Avenida Toledo/Avenida Assunção – Rotatória

Praça Dr. Wilson Jofre Soares dos Santos

Localização: Rua 7 de Setembro/Rua Rio Grande do Sul – Centro

Praça Padre Casemiro Chichon

Localização: Rua Alexandre de Gusmão – Maria Luiza