Cotidiano

H1N1: Cascavel registra 21 casos

A morte de um paciente do sexo masculino e o registro de 21 casos de H1N1 em Cascavel deixaram as autoridades de saúde em alerta. O homem que morreu tinha 50 anos, estava internado em um hospital particular da cidade e a doença evoluiu rapidamente. Na manhã de ontem a Secretaria Municipal de Saúde convocou uma coletiva de imprensa para detalhar o caso e esclarecer que não há motivos para pânico.

O paciente chegou ao hospital dirigindo o próprio carro no dia 6 de junho, mas o quadro se agravou e ele morreu seis dias depois, na terça-feira da semana passada. O resultado que apontou H1N1 (Gripe A) como causa da morte foi divulgado anteontem pela Secretaria de Estado da Saúde.

Como em anos anteriores, pacientes que chegam às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e nos hospitais da cidade com sintomas de gripe são medicados com o antiviral Tamiflu, que é distribuído gratuitamente. “Todo o paciente que após a consulta médica tenha uma suspeita de quadro gripal vai sair com a receita tanto do hospital publico ou privado ou nas upas com o medicamento”, diz o secretário de Saúde Rubens Griep.

Beatriz Tambosi, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, explica que cinco casos foram diagnosticados nas UPAs, onde funcionam as chamadas unidades sentinelas, e outros 16 em hospitais da cidade.

Unidades sentinelas

A diretora explica que nas unidades são investigados não apenas o H1N1, mas um total de 14 vírus respiratórios. “O principal papel da unidade sentinela da gripe é fazer esse acompanhamento dos casos de vírus respiratórios no município e poder avaliar se está tendo algum comportamento atípico ou surgimento de vírus novos”, detalha.

Cuidados

Luciana Tavares, médica da Secretaria Municipal de Saúde, lembra da importância da vacina para os grupos prioritários, mas destaca que apenas a imunização não protege 100%. Prova disso é que dos 21 casos de H1N1 registrados em Cascavel, três foram vacinados e mesmo assim contraíram a doença.

“A vacina é o principal fator de proteção, mecanismo importante de defesa especialmente para a evolução de forma grave”, explica a médica.

É preciso reforçar os cuidados com medidas adicionais como o hábito de lavar as mãos, evitar ambientes com aglomeração de pessoas e etiqueta respiratória – cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar ou fazer isso no antebraço.

Vacina

Em Cascavel, a campanha nacional de vacinação contra a influenza que termina hoje atingiu 98% do público alvo. A preocupação é com relação às crianças. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, apenas 60,6% foram vacinadas.