Esportes

Grêmio e Botafogo decidem hoje quem seguirá à semifinal

Porto Alegre – O duelo que garante ao menos um representante do futebol brasileiro na semifinal da Libertadores está aberto e será encerrado hoje entre Grêmio e Botafogo, às 21h45, em Porto Alegre. As equipes fazem o confronto de volta das quartas de final uma semana depois de terem empatado sem gols no Rio de Janeiro.

Para o Tricolor gaúcho, é a oportunidade de voltar a embalar na temporada. O time que chegou a emplacar nove jogos de invencibilidade conquistou apenas uma vitória nas últimas sete partidas. A queda começou com as eliminações na Copa do Brasil e na Primeira Liga. A torcida aposta na reação, tanto que mais de 50 mil pessoas são esperadas na Arena.

Já o Glorioso carioca coloca à prova seu melhor momento nos últimos anos. É o time de melhor campanha do returno do Brasileirão e chega embalado por vitórias emblemáticas, como a quebra do jejum de dois anos (oito jogos) sobre o Flamengo e o fim da invencibilidade de 17 jogos do Santos.

Nesta noite, para avançar à semifinal, os gremistas precisam vencer a decisão, ao passo que os cariocas jogam por um empate com gols. Um novo 0 a 0 leva o duelo aos pênaltis. Quem avançar enfrentará na semifinal quem passar de Santos x Barcelona de Guayaquil.

As equipes

No Grêmio, a principal novidade são as presenças de Luan e Geromel dentre os relacionados para o confronto. Suas presenças, no entanto, são incertas, pois ambos estão em estágios distintos de recuperação. Os treinaram durante a semana, com o zagueiro participando do trabalho tático em campo reduzido como curinga, evitando choques e contatos mais fortes, e o camisa 7 correndo ao redor do gramado. Ontem a atividade foi fechada à imprensa. Já o Botafogo tem força máxima para a decisão.