Educação

Graduação eleva grau de empregabilidade

Nesta época do ano, as pessoas começam a fazer planos para 2019. Para quem precisa entrar ou se recolocar no mercado de trabalho, uma das decisões mais acertadas é investir em formação. Os benefícios de uma graduação, por exemplo, vão muito além do diploma e incluem um considerável aumento de salário, o desenvolvimento de novas habilidades e novas possibilidades para o futuro.

A graduação é um investimento certo, embora de longo prazo, "principalmente em cursos bem avaliados pelo MEC e pelo Guia do Estudante", segundo Fernando Dantas, coordenador do curso de Administração do Centro Universitário IESB. "Só para se ter uma ideia, os alunos de Administração do IESB têm um índice de empregabilidade que chega a 90% dos matriculados", continua.

Para o professor, a maior vantagem é o aumento de salário. De acordo com relatório publicado em 2017 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), um trabalhador com ensino superior ganha, em média, 140% a mais do que aqueles que pararam seus estudos no ensino médio.

Além disso, o processo da graduação desenvolve mais do que apenas as habilidades técnicas. O estudante convive com um grande número de pessoas e faz contato com quem pode ajudá-lo no futuro. Ele aprende a trabalhar em grupo e a se planejar para entregar seus projetos dentro dos prazos.

A falta de tempo não é uma desculpa para pular a faculdade. "Existem inúmeros cursos na modalidade EaD [Ensino a Distância], todos muito bons e com preços mais acessíveis do que os cursos presenciais. Atualmente, as pessoas podem estudar pelo celular e em qualquer lugar", conta Fernando.

A graduação pode trazer benefícios mesmo se você já possuir um diploma. Muitos profissionais buscam uma segunda graduação para complementar o currículo e abrir novas possibilidades de trabalho. Combinar os cursos de jornalismo ou publicidade, por exemplo, com as novas graduações na área de mídias digitais e comunicação digital amplia o horizonte do profissional e o permite trabalhar de forma completa, adequando-se às necessidades do mercado de trabalho atual.