Agronegócio

Fundetec e Parque Tecnológico Itaipu formalizam protocolo de intenções para 2019

Documento foi assinado nesta sexta-feira (8), último dia do Show Rural Coopavel 2019
(Foto: Divulgação )

O presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico), Alcione Gomes, o diretor Técnico da Fundetec, Carlos Alberto Schulze, e o diretor superintendente do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Jorge Augusto Callado Afonso, assinaram na tarde de hoje (8), no estande do PTI no Show Rural Coopavel, o Protocolo de Intenções FPTI-BR número 001/2019, te quem como objetivos a "efetividade das iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável e garantir a coordenação de esforços na construção de projetos inovadores, com cooperação técnica visando implementar projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão, transferência de tecnologias, intercâmbios, recursos financeiros, incubação de empresas, produção e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos para promoção do desenvolvimento econômico e social, local e regional".

De acordo com Alcione Gomes, "este termo é de suma importância, pois amplia os trabalhos compartilhados entre a Fundetec e PTI para ações regionais que podem ser estendidas para todo o Estado nas áreas de bioenergia, biotecnologia, desenvolvimento de start ups e energia renovada, entre tantas outras". O termo ainda pretende compartilhar conhecimento e experiências que resultem no desenvolvimento de soluções para sistemas sustentáveis, particularmente com foco na implantação de sistemas de gerenciamento sustável de recursos, no fortalecimento das estratégias de emissão zero de poluentes, de eficiência energética e no fortalecimento da geração de energia renovável.

O trabalho conjunto da Fundetec com o PTI também vai buscar a transferência de conhecimento e tecnologia, a viabilização de meios de financiamento para implementação dos projetos, buscando redes de contatos e intercâmbio e criando novos empreendimentos de negócios. Além disso, busca o fortalecimento de ações na área educacional e as ações de empreendedorismo de alto impacto no Brasil e no Paraguai.

"Esta parceria é a união de expertises entre Fundetec e PTI. É também a união de forças no campo da inovação e da tecnologia que podem produzir resultados para a região e para o Paraná com o fortalecimento de empresas no agronegócio naquilo que fazemos de melhor que é a promoção da pesquisa, do desenvolvimento e inovações tecnológicas",  disse Jorge Callado.

Wagner Seit Yonegura, secretário municipal do Meio Ambiente de Cascavel, também participou a assinatura do protocolo.

 

Café Tecnológico

O protocolo de intenções vai vigorar por 60 meses e já no próximo dia 8 de março está agendada uma visita da equipe do Parque Tecnológico Itaipu à Fundetec para dar continuidade aos trabalhos iniciados com a assinatura do protocolo de intenções. No mesmo dia, a equipe do PTI também participará, na Acic (Associação Comercial Industrial de Cascavel), às 18hs , de um "Café Tecnológico", seguido de palestra com o tema: " Mulheres são digitais e homens são analógicos", por Walter Longo. A palestra será aberta ao público.

As inscrições para o Café Tecnológico podem ser feitas pelo link https://doity.com.br/1cafetecnologico2019/