Cotidiano

Fórum alerta para inovação

Cerca de 200 pessoas participaram na noite de terça-feira, no auditório da Acic, da 3ª edição do Fórum Empreender, programa que desde 1998 promove mudanças importantes na relação entre empresas e empresários no Paraná. A diretora de Núcleos Multissetoriais, Rosemeri Petzold, fez a abertura oficial ressaltando algumas das qualidades do programa, principalmente quanto à sua metodologia de integrar empresários de um mesmo ramo. “O Empreender quebrou paradigmas ao aproximar pessoas que, devido ao conhecimento e à experiência que acumulam, têm muito a contribuir para o fortalecimento do seu ramo empresarial”.

O consultor Leandro Krug falou sobre Criatividade em vendas. Ele apresentou números comparativos da economia brasileira de 2012 e de 2017 e das consequências da crise e do endividamento das famílias. Citou perspectivas para 2017 e da tendência de crescimento mais consistente somente a partir do ano que vem.

“As empresas, por mais difícil que possa ser, precisam estar preparadas para solavancos. Mudar e inovar são caminhos seguros nessa direção”, pontuou. A confiança do consumidor ainda está baixa e há represamento de consumo, no entanto alguns setores, como o de automóveis zero quilômetro, começam a mostrar sinais de reação. O varejo, todavia, deverá ser o último a perceber a recuperação dos indicadores.

Bolsas de valores

Leandro também falou do avanço das bolsas de valores no Brasil e Estados Unidos. Do fim de dezembro de 2015 até setembro de 2017, a valorização chegou a 29% lá e 100% aqui, ressaltou, dizendo que esses dados são bastante expressivos à análise econômica. Pesquisas recentes do mercado brasileiro indicam que 86% dos compradores repensam seus hábitos de consumo e 87% deles estão atrás de ofertas. O consultor abordou ainda sobre novos hábitos de compra, do impacto das tecnologias e da evolução das marcas e varejo.