Esportes

FIVB divulga grupos dos pré-olímpicos para 2020

Rio do Janeiro – A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) divulgou, nesta semana, os grupos dos torneios Pré-Olímpicos, que classificarão seis seleções de cada naipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A FIVB ainda não confirmou as sedes das disputas. O Brasil é o atual campeão olímpico no masculino e a China no feminino.

As 24 seleções foram divididas em seis grupos com quatro equipes. As seleções se enfrentarão dentro dos seus grupos e o vencedor de cada um garantirá a classificação para Tóquio. As equipes que não se classificarem ainda poderão conseguir vagas nos Pré-Olímpicos continentais, que serão disputados, em 2020. O Japão, país-sede, já está classificado.

A seleção masculina, atual campeã olímpica e líder do ranking mundial, terá como adversários Egito, Bulgária e Porto Rico. A disputa será de 9 a 11 de agosto. O técnico da seleção masculina, Renan, confirma o Torneio Pré-Olímpico como o principal foco da equipe brasileira que ainda terá Liga das Nações, Campeonato Sul-Americano, Pan-Americano e Copa do Mundo neste ano de 2019.

No feminino, o Brasil duelará com República Dominicana, Camarões e Azerbaijão. O classificatório será realizado de 2 a 4 de agosto. O técnico José Roberto Guimarães avaliou os adversários da equipe brasileira na busca pela vaga olímpica: “É um grupo forte, com seleções que têm se desenvolvido nos últimos anos. As três equipes participaram do último Mundial e mostraram uma melhora significativa’.