Cotidiano

Fiscalização nos terminais

O Fórum das Entidades de Pessoas com Deficiência de Cascavel vai solicitar aos vereadores fiscalização nos novos terminais de transbordo urbano antes mesmo de entrarem em funcionamento. Hoje, dos quatro terminais que estão em construção, apenas o Leste e o Nordeste estão prontos. Faltam ainda o Sudoeste e o Oeste, que devem ser concluídos até setembro.

De acordo com o presidente da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), Nelson Cabral, os usuários dos terminais não conseguem, pelo menos durante a obra, visualizar o que realmente é feito nestes novos espaços. “Está tudo fechado com tapume e a gente que se preocupa com as questões voltadas à acessibilidade não vê se as normas estão sendo cumpridas ou não”, diz Cabral, que lembra: “sabemos que os terminais sempre foram muito mal condicionados aos deficientes, e para que isto não ocorra novamente, vamos solicitar aos vereadores que façam esta fiscalização antes que as obras sejam inauguradas, já que os próprios deficientes não têm acesso ao local”, afirma.

Cabral comenta que a solicitação na Câmara de Vereadores ainda não foi feita oficialmente, porém, uma reunião do Fórum na próxima semana dará os encaminhamentos para o pedido.

Denúncia ao MP

Na manhã de quinta-feira (21), o Fórum das Entidades de Pessoas com Deficiência de Cascavel se reuniu com o promotor Luciano de Souza, na sala de reuniões da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), para discutir problemas de acessibilidade existentes em diversos pontos da cidade.

Um deles está relacionado com o recuo das vagas de estacionamento exclusivas a deficientes físicos na Avenida Brasil. O que agrava a situação é que a revitalização da avenida, por meio do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), não incluiu rampas de acesso nestas vagas, nem espaço suficiente para o embarque e desembarque do cadeirante. Conforme Cabral, são necessários 90 centímetros de recuo para que o motorista monte na cadeira de rodas com segurança e siga até a calçada.

A Adefica vai reunir documentos que comprovem tais irregularidades e oficializar denúncia no Ministério Público.