Esportes

FC Cascavel reduz riscos de lesões com sessões diárias de fisioterapia

Cascavel – Para um jogador, o corpo é instrumento de trabalho e na rotina de treinos e jogos a estrutura física do atleta é muito exigida. Em um esporte como o futebol, os jogadores ficam constantemente expostos a lesões. E é aí que entra o trabalho da fisioterapia, parte essencial do cotidiano de treinamentos do Futebol Clube Cascavel, desempenhada pelo fisioterapeuta desportivo do time, Marcos Vinicius Favero.

“Atletas que não estão lesionados têm um programa preventivo. É feita uma avaliação no início da temporada e cada jogador já sabe qual vai ser seu tipo de trabalho, quais exercícios vai precisar desempenhar no dia a dia. Já aqueles que sofrem alguma lesão, eu acompanho no campo e tem um protocolo de tratamento estabelecido, depois da avaliação de um médico”, explica o profissional.

O fisioterapeuta faz um acompanhamento completo, avaliando as necessidades de cada atleta, direcionando-o para consultas e exames de rotina e orientando os exercícios de musculação e estendendo a atividades em campo.

Outra ferramenta muito utilizada que potencializa o trabalho de fisioterapia é uma banheira de imersão de impacto: a crioterapia. São usados cerca de 150 quilos de gelo numa piscina. “A água gelada faz com que a recuperação seja muito mais rápida e assim o atleta vai estar melhor preparado para o jogo”, comenta o fisioterapeuta.