Cotidiano

Faep não participará do Show Rural 2018

Cascavel – O movimento tímido no estande que comumente era designado à Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) no parque tecnológico da Coopavel, em Cascavel, acendeu a luz de alerta sobre a participação da federação no Show Rural 2018. Essa seria a primeira vez que a entidade deixaria de prestigiar o maior evento agropecuário do Sul do País.

Sábado, a reportagem do Jornal O Paraná conseguiu contato com a assessoria de imprensa da cooperativa, a qual negou essa possibilidade, assim como o próprio coordenador do Show Rural, Rogério Rizardi.

Contudo, ontem, após a série de indícios de que a federação de fato não viria a um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, o Jornal O Paraná contatou a Faep que, por meio de nota, confirmou sua ausência, e a justificou assim: “Com objetivo de potencializar as vocações regionais dos municípios produtores do Paraná, o Sistema Faep/Senar-PR concebeu uma nova política de apoio às visitas a feiras tecnológicas do setor agropecuário no Estado. A partir de 2018, a instituição passará a apoiar a visita a diversos eventos, possibilitando uma maior participação dos produtores rurais a esse tipo de evento”. E segue: “Desta forma, o Sistema Faep/Senar-PR não montará seu estande no Show Rural Coopavel do próximo ano, inclusive por uma questão de redução de custos”.

Ainda na nota, a Faep se coloca à disposição dos produtores da região: “Os produtores que tiverem interesse em participar deste ou de qualquer outro evento semelhante em outras regiões do Estado poderão contar com o apoio da instituição através dos sindicatos rurais. Essa estratégia contribui para diversificar o conhecimento e facilitar a participação dos produtores paranaenses nestes eventos, que tem importância sem igual na apresentação e difusão de novos equipamentos e tecnologias”.

Retaliação?

Extraoficialmente, a ausência da Faep teria outra explicação. O recente desentendimento entre o presidente da entidade, Ágide Meneguette, e o Conselho de Desenvolvimento do Oeste, sobre os estudos em torno de um novo trecho de ferrovia, que pode envolver a Ferroeste. Oficialmente, ninguém toca neste assunto.