Cotidiano

Facilidade no transporte

Camilo detalhou o funcionamento do aplicativo na manhã de ontem (Foto: Secom)

Durantes a Escola de Governo de ontem, o diretor da ValeSim, Camilo Marra, fez a apresentação do aplicativo "Ônibus+" para smartphones (android e OS) que vai auxiliar os usuários do transporte coletivo quanto aos horários e itinerários das linhas distribuídas pelos bairros de Cascavel. O aplicativo já está disponível no GooglePlay e AppleStore, gratuitamente.

O aplicativo está em operação em outras cidades e agora passa a funcionar em Cascavel. Ao ser acessado pelo usuário, o aplicativo identifica a cidade e também o ponto de ônibus mais próximo através do georeferrenciamento, através do GPS do celular.

O aplicativo apresenta as linhas existentes e também o tempo em que o ônibus estará passando no ponto onde o usuário se encontra, fornecendo também o prefixo de identificação do carro. "A atualização é em tempo real", disse Marra, explicando que o usuário também tem a informação do trajeto da linha e todos os pontos de parada no mapa fornecido pelo "Ônibus+".

Opções de rota

O diretor da ValeSim explicou ainda que o aplicativo também apresenta as melhores opções de rota para o usuário chegar ao destino pretendido, bem como o tempo médio do trajeto. "Além disso, antes o usuário chegava ao ponto e não sabia se o ônibus já tinha passado ou não. Com esse sistema vai poder se o ônibus está chegando e em quanto tempo", detalhou.

Próximo passo

Após apresentar o "Ônibus+", Camilo Marra afirmou que "o próximo passo, como já nos solicitou o prefeito Paranhos, é a recarga do cartão ValeSim através do celular. "A pessoa que tiver o cartão vai poder recarregar sem a necessidade de ir até um ponto de revenda, como acontece hoje", disse