Cotidiano

EXCLUSIVO: Paranhos descarta terceirização da merenda escolar

A polêmica sobre a terceirização da merenda escolar teve fim nesta quinta-feira (14). A secretária de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, garante que o prefeito Leonaldo Paranhos descartou a possibilidade de terceirizar o serviço, hoje feito por meio da gestão pública. O anúncio foi feito durante reunião do Comae (Conselho Municipal da Merenda Escolar), no auditório da Secretaria de Saúde. 

A decisão foi repassada à secretária pouco antes de seu pronunciamento na reunião, por telefone, já que Paranhos está Brasília. “A questão da terceirização acabou. O prefeito deu um ponto final nisto. Ele disse que só mexe na merenda escolar se for para melhorar a qualidade dela, e não mais terceirizar”, afirma Marcia, que já adiantou projeto de controle de estoque dos alimentos nas escolas e também no Setor de Nutrição Escolar do município para 2018.

A notícia pegou de surpresa os vários conselheiros que estavam no local. A presidente do Comae, Dionisia Filomena Cândido, parabeniza a iniciativa do prefeito e pede que ele permaneça com esta fala até o fim da gestão, em 2020. “Em todas as conversas que o Conselho teve com Paranhos a intenção dele era terceirizar. Por isso, embora estejamos felizes neste momento, vamos nos manter em estado de alerta”, diz. 

A ideia dos conselheiros é que a partir do ano que vem se trabalhe um projeto de lei coletivo para que seja garantida a participação total da Agricultura Familiar no fornecimento de alimentos à merenda escolar, além da manutenção da gestão pública. “Só assim conseguiremos garantir a qualidade da merenda assim como é hoje. Isso também vai acabar com as discussões sobre terceirização”, explica Dionisia.