Cotidiano

Evento em Curitiba vai discutir redução de riscos de desastres

Curitiba vai sediar a primeira edição do Seminário Paranaense de Pesquisa em Redução de Desastre – I Serede. O evento tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas no último ano pelas instituições que integram a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica (Redesastre), além de promover o fortalecimento da rede enquanto iniciativa que visa a integração das instituições cooperadas para a geração de conhecimento voltado à Redução de Risco de Desastres (RRD).

O seminário ocorrerá de 07 a 09 de novembro nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento é uma iniciativa do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) do Paraná, órgão vinculado à Casa Militar e à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e conta com o apoio da Capes (fundação do Ministério da Educação), da PUC-PR e da Sanepar.

Além de palestras, o I Serede vai apresentar trabalhos e pôsteres provenientes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação, com questões referentes aos eixos temáticos. O seminário também tará as pesquisas coordenadas pelo Ceped/PR, com o apoio da Sanepar, por meio de Termo de Cooperação firmado em 2016.

Participam do encontro representantes dos órgãos envolvidos, pesquisadores e acadêmicos.

REDESASTRE 

A Redesastre tem o propósito de cooperação e intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução de riscos e desastres no Paraná. Na rede são desenvolvidas atividades de pesquisa, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, serviços educacionais de pesquisa e extensão e a utilização de instalações e equipamentos.

O Ceped/PR é responsável pela gestão da Redesastre e possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com sede em Curitiba, o órgão atua na captação e desenvolvimento de projetos para a redução de riscos e desastres no Paraná. Atualmente, conta com 25 instituições cooperadas.

ALERTAS DE DESASTRES 

Um dia antes do I Serede (06/11), integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) e pesquisadores da área participam do Seminário Paranaense de Avaliação de Avisos Meteorológicos e Alertas de Desastres, das 8h às 18h, no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, também na Capital.

O evento – uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) – tem como objetivo avaliar a qualidade dos alertas de desastres emitidos no Estado.