Educação

Estudantes são desafiados a reproduzir grandes obras

Um trabalho que exige cálculo, tempo, escolha certa dos materiais e perfeição. Assim foi o Concurso de Maquetes, atividade prática que desafiou a criatividade e o conhecimento dos acadêmicos do 1º ano dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unipar de Toledo. O trabalho fez parte da disciplina de Ciências e Tecnologia dos Materiais e.

Para a criação das maquetes, as equipes tiveram que usar materiais de construção trabalhados em sala de aula. Ao todo, foram produzidas nove maquetes, de obras de renome mundial; o 1º lugar ficou com a réplica da Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, localizada em Maringá/PR. Já o 2º lugar foi para a equipe que criou a maquete da Basílica de São Basílio, de Moscou/Rússia, seguida pelo grupo que reproduziu o Estádio Mané Garrincha, de Brasília/DF.

Para o aluno Arthur Canan, do 1º ano de Arquitetura e Urbanismo, o principal desafio foi utilizar a escala correta. “Foram maquetes complexas, pois tínhamos que trabalhar com limite de tamanho na base, sem contar a dificuldade de encaixar e chegar o mais próximo da realidade. Mas, ao final, o aprendizado foi muito válido”, conta.