Política

Estudantes participarão de aulão na Alep

Curitiba – Estar bem preparado para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não implica apenas conhecer o conteúdo de cada disciplina. O aluno também precisa compreender a metodologia de avaliação utilizada na prova. Uma boa oportunidade para superar mais esse desafio é participar do aulão preparatório para o Enem que será promovido pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) na próxima quarta-feira (16), a partir das 9h. A iniciativa faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, uma parceria entre o Poder Legislativo estadual e o Grupo Eureka.

Segundo o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, o exame exige uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e foca na interpretação de texto, mesma direção da nova matriz curricular do Ensino Médio. “Por conta disso, todas as nossas equipes são integradas. Então, você tem a equipe de ciências da natureza com o biólogo, o químico e o físico, o que não impede que, em determinada questão, eles possam inclusive interagir em outras áreas. Dentro das ciências da natureza, eles podem ser chamados nas áreas de linguagem, de matemática e na própria produção de texto. O aluno busca a interpretação do texto, a compreensão do que está se propondo nas mais variadas áreas e resolve as situações-problemas”.

Foram distribuídos 600 convites para alunos no 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de educação, que devem lotar o Plenário do Legislativo. “Alguns entrarão na Assembleia pela primeira vez, e justamente no Plenário da Casa de Leis. Isso também é propício para a discussão diversa de temas educacionais. E como a Assembleia já tem esse trabalho em favor do exame nacional, esse será um grande dia”, destaca o professor.