Cotidiano

Estudantes fazem doação de cabelos para perucas ao Uopeccan

Por iniciativa de um grupo de alunas do Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel, na próxima segunda-feira (22), voluntários doarão cabelos para confecção de perucas  que são usadas por mulheres em tratamento no Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel).

A sugestão partiu da aluna Ana Gabriella, que conheceu e decidiu compartilhar a ideia. Ela repassou a proposta para suas colegas que toparam participar.

O projeto foi divulgado aos profissionais e estudantes do colégio e para toda comunidade. Neste ano a campanha expandiu um pouco mais, pois o trabalho será realizado também com “Amor em fios”.

Assim, neste mês de outubro, essas pequenas meninas de atitudes grandiosas não somente inspiram mudanças na aparência mas também conscientizam sobre a necessidade de acompanhar mais de perto a própria saúde.

Uma atitude fundamental que lembra mulheres da importância de reparar em eventuais sinais de anormalidades nos seios, como secreções e saliências. Nos casos de mulheres com câncer de mama, considerando que algumas opções terapêuticas podem causar efeitos indesejáveis como queda de cabelos, o que é motivo de sofrimento dos pacientes, esse gesto solidário ou estratégia na atenção oncológica pode reduzir o sofrimento e melhorar a autoestima.

De acordo com Ana Maria, mãe da aluna Ana Gabriella, a filha contou com seu apoio desde o início. “Este é um importante projeto na escola que veio pra ficar, além de ajudar pessoas estimula o desenvolvimento do saber, do senso crítico”.

Segundo a professora Luiza Helena Slongo, no dia 22 de outubro, próxima segunda-feira, a campanha terá seu grande dia. Espera-se, como é de costume, intensa participação da comunidade escolar para a arrecadação de várias madeixas de fios preciosos. Os cortes de cabelos compridos serão feitos gratuitamente, já que a ação é coordenada pela professora Luiza Helena, em parceria com uma equipe de cabeleireiros.