Cotidiano

Espetáculo dos céus

Paraná registra 3 mil raios em 15 minutos

Curitiba – As descargas atmosféricas chegaram com força na tarde de ontem com os fortes ventos registrados em todo o Paraná. De acordo com o meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Cezar Duquia, em apenas 15 minutos os equipamentos registraram 3.050 ocorrências de raios. Os registros ocorreram das 15h45 até as 14h. Conforme o Simepar, essa contagem é referente aos raios da terra para a nuvem, não sendo anotados os nuvem/terra e os intranuvens.

Para este sábado, as previsões do Instituto Simepar mostram uma frente fria em deslocamento para a Região Sudeste do Brasil. Para o Paraná, há uma previsão de melhorada acentuada das condições climáticas, sem o registro significativo de chuvas. Na faixa leste, existe uma maior cobertura de nuvens, podendo ocorrer chuviscos ocasionais durante a noite.

Para domingo, o Simepar prevê um dia limpo e sem ocorrências de chuvas. As temperaturas para Guaíra serão de 15ºC a mínima e a máxima em 29ºC. Em Cascavel a máxima domingo será de 25ºC, com mínima de 13ºC. Já em Foz do Iguaçu os termômetros deverão marcar 15ºC a mínima e 26ºC de máxima. Na capital paranaense, o Simepar prevê mínima de 13ºC e máxima de 25ºC. O tempo deverá permanecer estável até a próxima terça-feira.

Como se proteger das descargas elétricas

Os raios podem ser perigosos e fatais. E, embora a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão, isso ocorre e com mais frequência que a gente imagina. A maioria das mortes e ferimentos não são devido à incidência direta e sim de efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios e de efeitos secundários normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia induzidos por descargas que venham a atingir uma pessoa.

A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo por meio de aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A extensão dos danos depende da intensidade da corrente, das partes afetadas, das condições físicas da vítima e das condições específicas do incidente.

Cerca de 20% a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria por parada cardiorrespiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas. As sequelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbios do sono.

No Brasil, estima-se que cerca de 130 pessoas morrem por ano atingidas por raios e cerca de 500 ficam feridas. De modo a evitar os acidentes descritos acima, procure seguir as recomendações listadas abaixo.