Educação

Dia dos pais: a figura paterna como alicerce

Em agosto comemora-se o dia dos pais e a escola é um dos grandes incentivadores à valorização da família, pois a estrutura de ensino não pode funcionar sem o apoio familiar; sendo que tanto a mãe quanto o pai devem desempenhar seu papel de educação. Comemorar o dia dos pais é algo tradicional dentro da escola, assim como as demais datas como dia das mães, entre outras. O que ocorre é que algumas vezes a figura paterna nem sempre é representada por um pai biológico. Sendo assim, estes papais também devem ser parabenizados e valorizados, sejam eles avôs, padrastos, tios… Quando isto ocorre, a criança também se sente parte do todo, pois o fato de possuir uma figura paterna além dos padrões não a torna tão diferente das demais.

Este é um assunto que pode causar bastante polêmica, mas que no fundo é algo simples: quando cada um cumpre com seu papel, tudo funciona melhor. E dentro da escola ou de casa, espera-se que os pais sejam a base para que os filhos cresçam desenvolvendo seu potencial humano.

Segundo a professora Leilane, coordenadora da educação infantil “a família é o alicerce que dá sentido à vida através de valores, no mês de agosto comemoramos a importância da figura paterna. O pai tem um papel significativo na construção do desenvolvimento do seu filho, pois é ele que protege com amor, ensina o caminho, compartilha histórias e aconselha com sabedoria. O pai, ou mesmo a figura paterna, recebe a missão de conduzir na fé e no amor seus filhos, acolhendo, ensinando e direcionando no caminho certo.”

Por isso, as professoras da educação infantil, junto com a equipe, prepararam uma recepção diferente e cheia de surpresas para acolher todos os papais. Eles foram recepcionados no hall de entrada do colégio, com muita alegria, música, estouro de confetes e mais, cada criança entregou para seu querido papai, uma medalha de campeão, lhe oferecendo muito amor. A coordenadora destacou que foi possível ver os pais emocionados, com essa linda acolhida, que deixou um gostinho de "quero mais".

Todos os pais merecem muito carinho, pois representam para as crianças um ideal de responsabilidade e respeito. A partir das atitudes do pai, a criança desenvolve a figura do “herói” tão presente no imaginário infantil, mas que pode sim perdurar durante a vida adulta, dependendo de como essa imagem é construída e preservada. Por isso desejamos que todos os pais sejam exemplo de dedicação e amor. E que através do afeto e responsabilidade, desenvolvam em seus filhos estes mesmos valores e que eles sejam passados para as próximas gerações.