Cotidiano

Desmatamento preocupa moradores na Região Oceânica de Niterói

RIO – A derrubada de árvores em um terreno no bairro Cafubá, na Região Oceânica de Niterói, tem preocupado moradores. Um leitor do GLOBO, que preferiu não se identificar, enviou uma foto em que aparecem vários troncos caídos sobre um terreno íngreme, na Rua 411, quadra 412. Ele afirma que o local abriga espécies de preservação como Embaúba e vegetação da Mata Atlântica, além de servir de pequeno refúgio para animais silvestres.

— Já liguei para vários órgãos da prefeitura, mas ninguém resolve o problema. Só me fornecem um protocolo e dizem que em 15 dias darão uma resposta. Quando chegarem lá daqui a 15 dias, já não haverá nem essas árvores que estão de pé na foto — lamentou o morador.

O desmatamento, que de acordo com o leitor é irregular, acontece a poucos metros de um DPO da Polícia Militar. O serviço é feito por um homem, que usa um machado para cortar os troncos.

Em nota, a Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói informou que fiscais do órgão estiveram no endereço no dia 21 de julho e constaram a retirada de algumas árvores, mas acrescentou que nenhum responsável pelo terreno foi localizado. Ainda de acordo com a secretaria, “o caso será encaminhado para o Grupo Especial de Crescimento Ordenado e Proteção de Áreas Verdes (Gecopav), que vai monitorar qualquer tipo de atividade no local”.