Cotidiano

Descarte irregular de gordura

A Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel vai recolher na manhã desta quarta-feira os vários sacos plásticos com gordura que foram descartados irregularmente às margens do Rio das Antas, no prolongamento da Avenida Guaíra, perto da BR-467, indo para Toledo. São pelo menos dez sacos plásticos que, segundo o gestor ambiental José Luiz Ferreira, foram retirados de caixas de gordura doméstica.

Ferreira explica que, pelo volume, o material foi retirado de um edifício ou condomínio. “Alguém desinformado, ou até criminosamente, veio jogar exatamente na beira do rio”, observa.

O Rio das Antas é afluente do São Francisco, rio que abastece a cidade de Toledo. “Em Cascavel esse rio não é utilizado para captação de água para consumo humano, mas é um afluente dos rios que abastecem Toledo. Mas independente de ser Cascavel, Toledo ou qualquer outra cidade, a gente tem que cuidar da bacia hidrográfica, não só de um curso, pois, por menor que seja o curso de água que você contamina, ele vai dar num afluente que abastece uma cidade”, destaca Ferreira.

O gestor ambiental explica que se esse tipo de material cair no rio altera completamente a composição da água principalmente por causa da matéria orgânica e dos detergentes. “Isso vai causar uma alteração de todos os padrões da água e causa mortandade de peixes, é muito agressivo”, diz.

Sem identificação

Dificilmente a Secretaria de Meio Ambiente conseguirá identificar o agressor, mas, se isso acontecer, ele poderá ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais e, além da multa, ter que reparar possíveis danos causados ao meio ambiente. A legislação prevê ainda que o infrator responda a um inquérito civil criminal, o que pode resultar de dois a seis meses de reclusão, condenação que geralmente é transformada em pena alternativa.

Pesada

A multa em casos de crimes ambientais é pesada e pode variar de R$ 500 a R$ 50 milhões, dependendo do grau de contaminação e poluição que o descarte irregular cause.

Segundo o gestor ambiental José Luiz Ferreira, se o proprietário de uma residência não quiser optar em pagar para fazer a limpeza com o descarte adequado, a forma mais correta é deixar o material retirado das caixas de gordura acondicionado em várias sacolas plásticas para que seja levado até o aterro sanitário pela equipe de coleta de lixo.