Cotidiano

Debate busca formas para fomentar a produção de mel na região oeste

O Conselho Regulador do Mel do Oeste se reuniu para retomar os trabalhos, após a certificação de Indicação Geográfica (IG), do mel produzido na região Oeste do Paraná, expedida em 4 de julho pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A reunião objetivou definir as próximas iniciativas para a melhor apresentação do produto.

O Conselho é composto pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Itaipu Binacional, Cultivando Água Boa, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná e Município de Santa Helena.

De acordo com o consultor do Sebrae, Emerson Durso, com o IG do mel produzido na região oeste, uma série de desafios serão colocados em prática, como por exemplo, os mecanismos de controle de produção, visando ações para melhorar o mercado e produtividade.

Conforme Durso, o Conselho Regulador do Mel do oeste busca dar credibilidade ao produto que é oferecido ao mercado. “Este é o momento para o apicultor se unir à cooperativa de mel, e com a força dos demais parceiros, buscar maior visibilidade de procedência do produto” destacou.

Na oportunidade, o Conselho Regulador também deliberou sobre o 7º Seminário da Apicultura, que ocorrerá em setembro, com representação ao segmento da apicultura e meliponicultura.