Esporte

Croácia x Inglaterra define o último finalista da Copa

Moscou - Inglaterra, país que inventou o futebol e que conquistou um título mundial em 1966, e Croácia, de curta história nos Mundiais, medem forças às 15h (de Brasília) desta quarta-feira em Moscou em busca de algo que poucos imaginavam para os dois países antes do início do torneio: uma vaga na decisão da Copa do Mundo da Rússia 2018.

Os ingleses conquistaram a vaga nas semifinais com uma vitória por 2 a 0 sobre a Suécia, enquanto os croatas superaram a Rússia nas quartas de final nos pênaltis (4 a 3), após empate por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação.

A Inglaterra, liderada pelo artilheiro Harry Kane, autor de seis gols na Copa, retorna à penúltima fase da competição 28 anos depois da façanha obtida na Itália 1990.

A Croácia, que tem como destaque o camisa 10 Luka Modric, repete os passos da equipe que terminou em terceiro lugar na França 1998, na primeira participação do país como república independente em uma Copa do Mundo.

As equipes

Na Inglaterra, o técnico Gareth Southgate conseguiu montar uma seleção equilibrada e com um retorno às raízes do futebol do país: a bola parada e o jogo aéreo. Oito dos 11 gols ingleses na Rússia nasceram em jogadas de bola parada: escanteio, falta ou pênalti. E cinco deles foram marcados de cabeça. Hoje, o elegante treinador inglês contará com todos os jogadores à disposição. Já a Croácia do técnico Zlatko Dalic funciona ao compasso de Modric e Rakitic no meio de campo. A nova geração dourada croata tem como característica a posse de bola e a troca de passe, com rápidas transições. Os croatas terão desfalque do lateral-direito Sime Vrsaljko, por lesão.

FICHA TÉCNICA

Inglaterra x Croácia – 11/7, às 15h

Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Lingard, Henderson, Dele Alli e Ashley Young; Sterling e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate

Subasic; Corluka, Vida, Lovren e Strinic; Rakitic e Modric; Rebic, Kramaric e Perisic; Mario Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic